quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como montar um consultório de psicologia

Muitos psicólogos recém formados tem a idéia de montar seu consultório, mas quantas dúvidas não vem junto!!!


Após algum tempo de formada e depois de algumas tentativas não tão bem sucedidas, tentarei passar um pouco da minha experiência na clínica.


Já subloquei sala por período, por hora e hoje tenho a minha sala.
Quando você está iniciando muitas vezes não tem muito dinheiro para investir em mobília e outras coisas, afinal tem que direcionar os recursos. Uma boa opção é sublocar uma sala por hora, o valor fica em torno de R$ 15,00 a R$ 20,00. Tendo um paciente você liga no consultório e agenda aquele horário e paga por ele somente.
Assim, não tem aquele compromisso de pagar por horas que não esta de fato utilizando.
Uma outra opção é sublocar por período, geralmente de 5 horas que podem ser na parte da manha, tarde ou noite. Assim como na opção anterior, você terá a sua disposição uma sala prontinha, mobiliada.
Essa opção acaba sendo um pouco mais dispendiosa e muitas vezes você não consegue utilizar todo o tempo disponível!!
Quanto a alugar uma sala é necessário escolher bem a localização, pois quanto mais fácil o acesso melhor para sua clientela.
Essa opção traz uma certa tranquilidade quanto aos horários, pois você fica livre para estipular os horários disponíveis e quando irá atender, porém demanda um investimento maior em mobília e também gastos um pouco mais altos com aluguel e demais despesas da clínica onde a sala fica localizada.


Quanto a conquista da clientela é necessário fazer divulgação do seu trabalho. Comece pelos cartões, folders, artigos para jornais, visitas a escolas, distribuição do material de divulgação a colegas, amigos, parentes e outros profissionais. Essa é uma conquista lenta, aos poucos conforme for divulgando, as pessoas começam a procurar o trabalho e a trazer mais pessoas.


A mobília necessária depende do tipo de trabalho a ser feito. Como atendo como psicóloga e psicopedagoga escolhi os seguintes itens:
2 poltronas
1 divã
tapete
mesa entre as poltronas com abajur
bau ( para material de estudo)
caixa lúdica
caixa psicopedagógica
mesa
duas cadeiras
outra mesa com abajur
estante
artigos de decoração ( almofadas, quadros, persiana, moringa com água, etc)


A sala precisa ser convidativa, aconchegante. A disposição dos móveis varia de acordo com a necessidade.


A parte da documentação exigem inscrição como profissional autônomo ( feita na prefeitura da cidade), inscrição na vigilância sanitária, inscrição INSS e CRP. Dentre tudo isso há taxas a serem recolhidas.


Além de tudo ainda é importante fazer tanto análise quanto supervisão dos casos atendidos.








4 comentários:

Juliano Coimbra disse...

Lindo o seu consultório...
Estou planejando o meu e a ansiedade é muita para vê-lo diante dos meus olhos.

Abraços e sucessos...

Rodrigo Gusmão disse...

Olá.

Parabéns pelo belo e convidativo consultório. Mas, principalmente, pela simples e objetiva explicação. Nós, recém-formados, agradecemos.

Patricia Lara disse...

Boa noite. A Psicologia enquanto profissão é um desafio, feito por escolha. Exige organização e objetividade, quesitos que não se aprende no curso de formação, mas na academia da Vida.
Gostei das orientações realistas sobre como montar consultório, obrigada por compartilhar.
No sentindo de compartilhar aceite o convite e venha conhecer o meu Blog "Socializando Psicologia" http://socializandopsicologia.blogspot.com.br/

"Burguesinha" disse...

Parabéns!
A sua sala é linda, você teve muito bom gosto e me ajudou muito com sua dica.

Abraços.